Pilates

Pilates é um conjunto de exercícios que são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas, assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.

Para tanto, ele faz uso principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo ou o auxílio/resistência das molas em seus aparelhos. Com isso, ele traz alguns benefícios como:

Melhora da postura

A consciência corporal obtida com o pilates e o foco nos músculos do centro do corpo (conhecidos como core) fazem com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas, o que melhora a postura. Com isso, o exercício pode reduzir dores nas costas.

Aumento do tônus muscular

Os exercícios do pilates trabalham com a contração e força dos músculos, além de sua flexibilidade. Com isso, as fibras musculares são rompidas e reconstruídas, possibilitando a troca de massa gorda por muscular e um melhor contorno corporal, com redução de medidas.

Maior mobilidade articular

Como os exercícios trabalham o corpo de forma global, as articulações também são estimuladas, o que torna o corpo mais móvel e facilita os movimentos do dia a dia.

Alívio de tensões

Por focar na respiração e na concentração na hora de executar um movimento, o pilates pode ajudar na redução do estresse. Esse benefício é incrementado pelo ambiente em que o exercício é realizado: normalmente salas tranquilas e com som ambiente agradável e calmo.

Evolução da marcha e corrida

Como movimentos globais são estimulados durante o pilates, isso faz com que movimentos comuns, como a caminhada, se tornem mais simples e melhor executados. Além disso, por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. A consciência corporal desenvolvida no pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo.

Incremento da flexibilidade

Os exercícios voltados para este benefício são aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo. Trabalhando a extensão de músculos e articulações, percebemos mudanças positivas em atividades como amarrar os sapatos e vestir as calças, por exemplo.

Como as aulas de pilates costumam ser individualizadas, apesar de poderem ser feitas com outros alunos, existem apenas contraindicações relativas a prática. Por exemplo, gestantes que não se exercitavam antes da gravidez, devem tomar mais cuidado ao começar com o pilates durante a gestação.

De toda forma, antes de iniciar a prática procure uma indicação profissional.

Dúvidas?

Faça uma ligação, envie uma mensagem pelo WhatsApp ou Instagram e agende seu horário agora mesmo!