A Fisioterapia dermatofuncional é a parte da fisioterapia que atua sobre os distúrbios que afetam de forma direta ou não a pele, seja por causa de problemas metabólicos, dermatológicos, endócrinos ou musculoesqueléticos. Essa área tem, portanto, o objetivo de realizar a prevenção e recuperação física e funcional de seus pacientes.
Neste post, conheceremos um pouco mais sobre as áreas de atuação da fisioterapia dermatofuncional. Confira a seguir.
O profissional da fisioterapia que se especializa na área dermatofuncional poderá auxiliar seus pacientes em variados tipos de tratamentos não invasivos. Especialmente no que se refere a distúrbios estéticos, que representam preocupação comum entre a população em geral.
Assim, os principais cuidados procurados nessa área são para combater:
Além disso, o profissional pode adotar práticas adicionais a fim de trazer melhores resultados. Assim, agentes de aplicação instrumentais, fototerapêuticos, elétricos ou térmicos são alguns exemplos de recursos usados para aumentar a efetividade de tratamentos.
O profissional especialista em cuidados sobre a pele tem um amplo campo possível de atuação. Portanto, além do que foi descrito acima, ele também é capaz de contribuir com o tratamento:
Como vimos, os tratamentos estéticos são bastante procurados pelos pacientes, portanto outro tratamento que faz parte da rotina desses fisioterapeutas é a redução de gordura localizada. Nele, o profissional está apto a indicar cuidados através da:
A Fisioterapia Dermatofuncional é uma linha fisioterapêutica que trabalha com o sistema tegumentar humano ― isto é, a pele e seus anexos (cabelos, glândulas, unhas, pelos e receptores sensoriais). Em outras palavras, trata a pele como um todo e tenta restaurar não apenas a estética, mas a função e, assim, melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes.
Para isso, está comprometida com a avaliação, o tratamento e a prevenção de desequilíbrios funcionais e estéticos decorrentes de doenças, intervenções cirúrgicas e/ou complicações (traumáticas, pós-operatórias) que afetam direta ou indiretamente a integridade do corpo.