RDM

Foi desenvolvido pelo Fisioterapeuta brasileiro Dr. Francisco Miguel Pinto, que reuniu diversos estudos e pesquisas na área da medicina, reabilitação, biofísica, bioeletricidade e neurologia para formular uma nova metodologia que vem sendo aplicada durante 17 anos nas Escolas de Postura do Brasil eEuropa. Os resultados com evidência clínica têm sido expressivos no tratamento das degenerações, algias da coluna vertebral, hérnia de disco, escoliose e alterações na postura global do ser humano.

Tem como objetivo estimular o sistema neuro muscular, através da combinação de micro movimentos, articulações do corpo humano que apresentam aumento das forças contrárias ao padrão de movimento fisiológico. Estas regiões são chamadas pelo autor de códigos do corpo, pois apresenta tensão muscular alterada, fluxo sanguíneo reduzido, nutrição celular deficiente e estimulo neural com déficit nas respostas para manter o equilíbrio do sistema tônico local. É prioritário interceder neste ponto (chamado de código) e liberar as tensões musculares e compressões neurais.

Sua aplicação ocorre primeiramente fazendo a reeducação do controle motor com o uso de elementos proprioceptivos de polímeros.

É uma visão global, totalmente nova no processo do controle motor do corpo humano, através da posturologia, aliada ao desenvolvimento da propriopercepção e psicomotricidade para evolução do ser humano.

O desenvolvimento é realizado, através de uma proposta pedagógica fundamentada em evidências que foram diagnosticadas no processo de avaliação das alterações musculoesquelético, que trabalham nas funções (dinâmicas) neuro funcionais. Estabelecemos um modelo de curso onde todas as fases de ensino, têm um processo contínuo cognitivo/motor para aprendizagem das manobras e exercícios de autocontrole corretivos.

É de suma importância informar que as técnicas utilizadas são estudadas no processo teórico com eficiência prática, pois são demonstrados em 80%deste curso no aperfeiçoamento profissional.

Preparamos o fisioterapeuta para uma intervenção eficaz e prática na conduta terapêutica e educadora,através de técnicas de reposicionamento e neuro facilitadoras funcionais posturais.